Para dormir bem a noite toda você vai precisar de muito mais do que uma cama confortável e uma coberta quentinha. Por mais que isto seja importante, estas são apenas as ferramentas elementares para a saúde do sono. Ou seja, você precisa praticar outros bons modos para conquistar a tão sonhada boa noite de sono.

Uma dica inicial bem legal que pode te ajudar a controlar melhor suas noites, é: compre uma pulseira ou relógio inteligente, que consegue monitorar os níveis e estágios do seu sono. Assim você poderá agir de formas mais focadas para conquistar qualidade de sono.

E para algumas dicas práticas de como fazer isso, continue lendo. No artigo de hoje vamos aprender algumas formas de conseguir dormir bem a noite toda!

Como dormir bem a noite toda? Entenda aqui

Para dormir bem a noite toda, você vai precisar trabalhar alguns aspectos relacionados a sua vida acordado. Afinal, por mais que o sono seja algo “automático” do corpo, precisamos oferecer a ele boas condições para a atividade. Ou seja, precisamos proporcionar a nós mesmos uma boa noite de sono.

E algumas das dicas de como fazer isso, são estas aqui:

  • Dormir bem a noite toda com aromatização do ambiente;
  • Dormir bem a noite toda com higiene do sono correta;
  • Dormir bem a noite toda com uma rotina mais saudável;
  • Dormir bem a noite toda com horários equilibrados;
  • Dormir bem a noite toda com um ambiente escuro e silencioso;

É claro que não existe nenhuma receita milagrosa que vai fazer você dormir bem a noite toda. Por isso, se você está buscando algo mágico e rápido, saiba que não vai encontrar. Qualidade de sono se adquire com o tempo, pois você precisa ter uma rotina saudável e adequada.

Se você “forçar a barra” para ter boas noites de sono, saiba que a frustração pode ser grande, visto que você terá a sensação de que não deu certo. Por isso, mantenha a calma. Identifique os problemas na sua rotina, melhore-as e colha os frutos aos poucos.

Vamos entender melhor cada uma das dicas listadas acima a partir de agora. Continue lendo!

Dormir bem a noite toda com aromatização do ambiente

Uma das formas mais legais e práticas de como conseguir dormir bem a noite toda, é testando alguns óleos essenciais para aromatização do ambiente. Os óleos essenciais são concentrados e feitos a partir de folhas e flores. Logo, têm um poder fantástico para vários aspectos da vida.

O óleo essencial de lavanda é um dos mais indicados para quem busca criar um ambiente calmo e tranquilo para uma boa noite de sono. A lavanda, por si só, tem características fantásticas para gerar conforto e aconchego.

Utilize o óleo essencial de lavanda em um aromatizador elétrico e misture com algum outro óleo vegetal, que é para o óleo essencial durar mais. Pingue uma gotinha por metro quadrado do quarto e deixe o aromatizador agir.

Faça isso momentos antes de ir dormir. Cerca de quinze minutos antes será o suficiente. Na primeira noite, talvez você não note muita diferença. Mas no longo prazo, será fantástico, pois você acostumará o corpo a estar em um local confortável olfativamente. E isto é ótimo para dormir bem a noite toda!

Dormir bem a noite toda com higiene do sono correta

Você já ouviu falar da higiene do sono? Esta é, sem dúvida nenhuma, uma das atividades mais legais e representativas para quem busca dormir bem a noite toda. Afinal, é a partir da higiene do sono que você poderá extrair bons resultados relacionados aos estágios do sono.

Mas, o que é a higiene do sono? Basicamente, é uma maneira de preparar o seu corpo e o ambiente para dormir. Algumas práticas da higiene do sono, são estas aqui:

  • Desligar o celular uma hora antes de ir dormir;
  • Evitar o uso de telas brilhantes antes dormir;
  • Evitar prática de exercícios pesados;
  • Não ingerir cafeína ou bebidas alcoólicas;
  • Leia um bom livro;

Todas estas atitudes devem ser colocadas em prática cerca de uma hora antes de ir dormir. Assim você conseguirá preparar o seu corpo e a sua mente para um descanso saudável, que é o sono.

Dormir bem a noite toda com uma rotina mais saudável

Outra maneira de dormir bem a noite toda, é construindo uma rotina saudável no seu dia-a-dia. Conforme entendemos até aqui, o ato de dormir é apenas um ato. Mas o reflexo de uma noite boa ou ruim de sono está totalmente condicionado ao seu dia.

Por isso, tenha dias organizados, pratique exercícios regulares, tenha uma alimentação balanceada, etc. Tudo isso é clichê, mas tudo isso faz parte de uma noite de sono bem dormida. 

Afinal, não é apenas um passo que você tem que dar para alcançar a qualidade do sono. Mas sim, vários em conjunto.

Dormir bem a noite toda com horários equilibrados

Se tem uma coisa que é maléfica para o sono, é dormir em horários alternativos. Ou seja, você precisa ter horários fixos para dormir bem e ter qualidade de sono. Caso contrário, seu corpo estará em um limbo de aleatoriedade. E não há como estabelecer uma rotina saudável em cima disso.

Tente dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias – inclusive, aos fins de semana. Esta constância começará a criar um ciclo saudável de sono no seu cérebro e você começará a dormir bem a noite toda.

Dormir bem a noite toda com um ambiente escuro e silencioso

E por fim, busque sempre um espaço (quarto) silencioso e escuro para dormir bem. É no escuro que diversas células conseguem se desenvolver e trazer energia para o nosso cérebro trabalhar no dia seguinte.

Portanto, invista no seu quarto. Invista na qualidade do seu sono. Faça o que tem que ser feito para que o ambiente seja propício ao objetivo que você está buscando. Lembre-se de oferecer as condições básicas para o seu corpo conseguir ter uma noite de sono bem dormida.

Embora seja algo automático, você precisa prover boas rotinas e boas práticas ao seu corpo. Bora dormir bem a noite toda?